A compra do primeiro automóvel é sempre um momento importante, porque vai investir num objeto que lhe facilita a mobilidade diária e traz qualidade de vida. Mas se ainda tem pouca experiência ao volante, pode ser boa ideia optar por um modelo prático, económico, de dimensões compactas e fácil de estacionar. Aqui ficam quatro sugestões, de entre várias opções disponíveis na Consilcar.
Fiat 500
É um verdadeiro sucesso de vendas. O Fiat 500 prossegue a longa tradição da marca italiana na produção de automóveis acessíveis, compactos e de estilo carismático. E o estilo é algo que ‘salta’ logo à vista no Fiat 500, demarcando-o da concorrência. Em versão normal ou ‘cabrio’ (descapotável), ninguém fica indiferente a este pequeno italiano.
No interior, os elementos de design ‘retro’ também lhe dão charme e personalidade, como a consola central ou o mostrador redondo do painel atrás do volante. São detalhes que nos remetem para os finais da década de 1950 (quando o 500 foi inicialmente lançado), mas incorporando toda a tecnologia e informação útil dos automóveis modernos. Inclusive os sistemas de conectividade Apple Carplay ou Android Auto, para ligar o seu smartphone ao sistema multimédia do carro. A bordo, o 500 foi pensado para quatro ocupantes e tem uma bagageira de 185 litros de capacidade, ou seja, é um carro vocacionado para uma utilização quotidiana e urbana, não para longas viagens em família e com muita bagagem.
A Consilcar dispõe, inclusive, de versões do Fiat 500 com caixa de velocidades automática, que poderá ser muito útil quando ainda está a ganhar experiência ao volante. Se pretender um carro compacto e económico, com estilo e identidade, o 500 é uma excelente opção.
Toyota Aygo
É o mais compacto destes quatro pequenos gigantes. O Toyota Aygo foi criado para a cidade - as suas dimensões e peso reduzido tornam a condução fácil e ágil, mesmo para condutores com pouca experiência. O ‘X’ que dá o mote ao design dá ao Aygo um aspeto de pequeno samurai, principalmente visto de frente.
A Toyota é uma marca mundialmente reconhecida pela fiabilidade e robustez dos seus modelos, um fator a ter em conta quando vai investir no seu primeiro automóvel. Os consumos de combustível (média a rondar os 5 litros por cada 100 km) são favorecidos pelo pequeno motor de 998cc com 72cv, uma potência suficiente para rodar confortavelmente até em vias rápidas.
A bordo, o espaço interior é naturalmente limitado e a bagageira também é a mais pequena deste lote de pequenos utilitários. Contudo, o Aygo já tem um nível de equipamento muito interessante para este segmento, com sistemas de conectividade Apple Car Play e Android Auto, consola central com ecrã touch, e até câmara de marcha-atrás, um aliado perfeito para as manobras de estacionamento. Consoante a versão, até pode contar com sensores de pressão dos pneus ou um sistema de ajuda ao arranque em inclinação, muito útil quando ainda está a aprender a dominar o ‘ponto de embraiagem’.
Quer experimentar este pequeno japonês?
Volkswagen Up!
O Volkwagen Up! (a designação oficial é mesmo assim, com ponto de exclamação) é um carro que privilegia a funcionalidade e a economia. De dimensões compactas, é ideal também para quem se está ainda a habituar à condução em ambiente urbano, inclusive às manobras de estacionamento.
Tem cinco lugares, mas é mais confortável se tiver apenas quatro adultos a bordo. O interior é simples e funcional, sendo notória a típica qualidade de construção alemã. A bagageira tem 251 litros de capacidade, maior do que a do Fiat 500 ou Fiat Panda, por exemplo.
O pequeno motor 1.0 a gasolina tem 60cv, suficientes para a vocação citadina, e foi pensado sobretudo para minimizar os consumos e as emissões de CO2, sem penalizar o peso total do carro (que não ultrapassa os 860 kg). Em suma, o Up! é a proposta da Volkswagen para um carro compacto, simples, económico e que facilita a utilização diária.
Fiat Panda
Se o Fiat 500 é um pequeno citadino cheio de carisma, o seu ‘irmão’ Panda já é um utilitário mais versátil e com espírito de aventura. O Fiat Panda é outro caso de sucesso da marca italiana, que ao longo de 40 anos foi evoluindo o conceito de um modelo simples, económico, mas robusto e até com pretensões de se tornar um companheiro de evasão (o Panda chegou a ter versões 4x4, um mini-todo-o-terreno!). Não é por acaso que já foram vendidos mais de quatro milhões de ‘Pandas’ em todo o mundo!
Pensado para explorar a cidade, mas sem abdicar da ocasional ‘escapadinha’ ao campo ou à praia, o Panda tem cinco lugares e uma bagageira de 225 litros de capacidade, que pode ir aos 870 litros com os bancos traseiros rebatidos. Ou seja, é mais ‘adaptável’ às necessidades do que o seu irmão italiano. O interior é racional, funcional, com uma boa qualidade de construção.
Os consumos de combustível são contidos, algo ainda mais notório na versão ‘mild hybrid’, onde o motor a gasolina é auxiliado por um sistema elétrico que reduz em 20% as emissões de CO2 e o consumo. Como as dimensões também são compactas, vai perceber que conduzir e estacionar o Fiat Panda é uma operação fácil e intuitiva, mesmo que não tenha grande experiência.
Fale com os nossos profissionais e descubra o carro à sua medida!
Comments